terça-feira, 24 de maio de 2016

Pliometria e método de choque no powerlifting - HIGHLIGHTS

Por Riccardo Rambo (Riccardo de Barros)





1- Treino de pliometria, salto de impacto (saindo de uma base alta) ou impacto + salto vertical para transferência de força e potencia na preparação de um atleta de powerlifting, vale a pena?

RAMBO: O salto profundo que se refere é um meio muito eficiente para desenvolver não apenas a força explosiva mas também a força máxima. Deve ser observado alguns pontos:
1. Para realizar o método de choque é necessário progressão adequada de outros meios como o salto vertical que mencionou.
2. O indicador de altura ótima é de 0.75m para força explosiva e 1.10m para força máxima.
3. O volume é no máximo de 4 séries X 10 repetições.
4. Quando se usa o método de choque, o volume de exercícios com barra deve ser diminuído em torno de 15%.
5. Pode ser utilizado na etapa especial do período preparatório e no final da etapa pré-competitiva. No sistema de blocos, deve ser usado no bloco A3 e B.
6. Deve ser interrompido pelo menos 15 dias antes da competição.
7. É um meio para atletas de alta qualificação sem lesões agudas.
OBS : O GRANDE problema: o atleta ter as condições necessárias (habilidade reativa e coordenação). Para isso leva tempo.


2- A retirada 15 dias antes de um campeonato indica uma curva de supercompensação longa, logo, uma demanda de sistema nervoso central grande pra realização dos saltos além de uma enorme demanda técnica. Isso significa que, um atleta que nunca treinou saltos, necessita de uma grande progressão de aprendizado técnico ANTES de inserir um elemento dessa magnitude numa periodização, certo?

RAMBO: Absolutamente sim. Na prática só consegui inserir o método de choque adequadamente depois de 3 macrociclos. São 4 fases posteriores que devem ser trabalhadas antes do salto profundo. Cada fase deveria ter a duração de 4 a 6 semanas


3- Como deve ser a progressão do ensino dos saltos?

RAMBO: Os saltos devem ser agrupados em fases distintas. As variantes da mesma fase podem ser trabalhadas de uma vez. Porém, as variantes das outras fases não. Além da coordenação suficiente, o nível da habilidade reativa deve ser observado para "trocar" de fase.


4 - Pensando na escola russa e na formação do cidadão-atleta, essas fases "pré-salto" por assim dizer, eram trabalhadas e preparadas em que fase do desenvolvimento da criança?


RAMBO: Na  Educação física escolar... rs

Entrou na escola o garotinho russo está saltando.

seja o primeiro a comentar!