domingo, 13 de julho de 2014

Mea Culpa



Este texto é um pedido formal de desculpas. Assumo, em nome dos profissionais de educação física do Brasil, toda culpa envolvendo os recentes acontecimentos esportivos no pais. Nós falhamos solenemente em NÃO EDUCAR o povo brasileiro para uma cultura esportiva.

Educar esportivamente significa ensinar valores de: vitória e derrota, pensar em como criar um modelo educacional que sirva de alicerce para que o cidadão entenda, minimamente, o quanto é importante pra um país sem estrutura de base e seleção de talentos em qualquer esporte consiga estar entre os quatro melhores do mundo.

Isso deveria ter sido ensinado na escola. E não foi. Muitos dos leitores acabam percebendo que a única coisa que foi feito nas aulas de educação física na escola foi uma bola colocada na quadra e todos os meninos jogando futebol (onde o gordinho jogava no gol e era o último a ser escolhido nos times). As meninas, excluídas, ficavam jogando vôlei de rodinha (que diabos de esporte é isso??).

Pra piorar, a educação física na escola era sempre moeda de troca e alienação corporal. Só se levantava de uma cedeira no recreio ou na bendita aula de educação física. Eram os ÚNICOS momentos de aprendizagem onde mente e corpo estavam novamente juntos e integrados. E qual era a primeira punição para uma falta qualquer de um aluno?? Excluí-lo da aula de educação física para que aprendesse a "se comportar".

E nós, professores, aceitamos esse modelo estúpido e alienante sem que fosse sequer discutido. O aluno, punido, cada vez mais se resignava com a educação física e menos utilidade via nela. Não aprendia que deveria valorizar uma participação honrosa em uma competição, a criar um ambiente SADIO e JUSTO onde duas equipes se enfrentam dentro de regras pré-determinadas e que, mentir (simular uma falta ou um pênalti) é um DESVIO DE CARÁTER e deve sim, ser motivo de repreensão e não do famoso jeitinho brasileiro de levar vantagem em tudo (lei de Gérson).

O pior: nós, professores, incentivamos isso. Discutimos futebol ou qualquer esporte de maneira errada. Nos apropriamos indevidamente do crédito alheio. Quantas vezes não ouvimos: "meu time foi campeão de X campeonato". Sério?? Você tem um time? É jogador ou técnico de alguma equipe ou atleta? Não?? Só torce? Sinceramente, alguém acha que torcer da tv de sua casa (ou no estádio com outras 50 mil pessoas) realmente modifica algum resultado? Desculpe destruir seus sonhos e esperanças com essa reposta mas, NÃO.
No esporte que pratico, pior ainda: o nível de concentração é tão necessário e gigantesco que mesmo que uma torcida de elefantes vestido de bailarinas com vuvuzelas tocadas a pleno pulmão eu JAMAIS perceberei sequer que uma torcida bizarra assim está na minha frente. Só enxergo o tablado, a barra e os comandos dos árbitros. NADA MAIS.

Vitórias e derrotas no esporte, assim como na vida, são CIRCUNSTANCIAIS. Isso sim deveria ter sido ensinado e não foi. Aprender com as derrotas e não supervalorizar vitórias fazem parte da cultura esportiva. Ganhar hoje significa planejar, periodizar, estudar a si mesmo e ao adversário, se preparar e, principalmente, encarar um adversário com seriedade e respeito pois ele também se preparou da mesma forma (ou deveria).

O esporte não é uma guerra. Não termina com os homens que perderam mortos, seus bebês queimados e suas mulheres estupradas. Perder no esporte significa apenas que, naquele momento, o adversário te superou em algum ponto (na preparação, na técnica, etc), ou seja, naquela CIRCUNSTANCIA. Numa outra circunstância, você pode perfeitamente superá-lo se seus pontos fortes superarem os dele. Entender que, no alto rendimento (elite esportiva), isso é uma questão de décimo de segundo, detalhe mínimo, ou um lance faz do esporte de elite o que ele é: para poucos vivenciarem e o resto deve assistir e compreender.

Isso dói? As vezes sim. Mas, assim como na vida, passa e você deve tirar lições importantes sobre isso. E o melhor: sabe que terá outra oportunidade para tentar fazer diferente. É simples, mas faltou alguém, lá atrás na escola, pra explicar isso pros brasileiros. Mas como, no critério educação, não somos tão bons como no futebol, peço desculpas por isso não ter sido ensinado. Desculpe :(

Continue lendo...